Desde a tarde de quinta-feira, diversos municípios do Estado, em especial da Região Central, Fronteira e Vale do Rio Pardo enfrentaram quedas e oscilações de energia. Em Santa Maria, foram registradas interrupções na rede elétrica em pontos isolados e com maior intensidade durante a madrugada desta sexta-feira.
Conforme a assessoria da AES Sul, problemas no órgão transmissor de energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) teriam causado falhas no fornecimento de energia elétrica em quase todo o Estado. Ainda segundo a empresa que é responsável pela distribuição de energia na cidade, não houve registro de nenhum problema em toda a sua área de concessão e a rede operava normalmente.
Conforme a AES Sul, a queda de luz mais prolongada ocorreu em Santa Cruz do Sul, onde faltou luz por oito minutos seguidos. Em Santa Maria, houve oscilações que interromperam o fornecimento de energia por curtos períodos de tempo. A empresa não soube informar quais bairros da cidade foram atingidos.
De acordo com a ONS, devido ao calor registrado na quinta-feira, houve um desligamento automático na subestação de Maçambará, no oeste do Estado. O procedimento é adotado para evitar transtornos mais graves, com uma queda geral de energia. Conforme a ONS, a estação teria ficado cerca de 20 minutos sem operar o que pode ter causado a oscilação na rede elétrica dos municípios.
Uma reunião, marcada para a primeira quinzena de janeiro, deve apontar os diretrizes para que o problema não volte a ocorrer neste verão. Devem participar do encontro, empresas de destruição de energia de todo o país, Eletrosul, ONS e a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL.
"